PAP Motivo Vitral

Você já deve ter visto por aí estas lindas imagens de um motivo que parece um vitral.
Este motivo foi criado por Julie Yeager e chama-se JulieAnny’s Stained Glass Afghan Square. A receita encontra-se disponível (em inglês) no site Ravelry.

Minha primeira tentativa, as bordas não ficaram retinhas😦

PAP Motivo Vitral


1- Faça um círculo mágico e nele faça 1 ponto pipoca, duas correntes, 8 vezes:

2- Mude a cor da linha e faça, entre os pontos pipoca: três pontos altos, três correntes, três pontos altos (= 1 leque):

3- Com a mesma cor de linha, na próxima carreira faça nos leques: 3 pontos altos, três corr. três pontos altos. Entre um leque e outro faça uma corrente de separação.

4- Com uma nova cor de linha faça um ponto baixo sobre cada ponto e nos leque faça: 2 pontos baixos, três corr. 2 pontos baixos. Entre os leques, faça um ponto alto duplo e prenda-o na alça do ponto pipoca, como mostra a imagem abaixo:

5- Com uma nova cor, faça nas alças: 1 ponto pipoca, duas corr.; 5 vezes, 1 corr. de separação entre um leque e outro.

6- Faça agora uma nova carreira de pontos baixos: dois pontos baixos entre os pontos pipoca (no terceiro ponto pipoca faça uma alça com 3 correntinhas). Entre os leques faça um ponto alto alongado até a carreira de pontos baixos feita anteriormente.

7- Faça uma nova carreira de pontos baixos com uma nova cor, desta maneira: 6 pontos baixos, três corr., 6 p pontos baixos (um leque). No próximo leque faça 10 correntinhas e prenda no final do leque seguinte. Estas correntinhas ficarão por trás do leque de pontos pipoca. Intercale: em um leque faça os pontos baixos sobre os pontos e no outro as 10 correntinhas:

Avesso do Motivo

O Motivo fica assim no avesso

8- Agora, com uma nova cor, faça uma carreira de meio ponto alto. Nos cantos faça dois meio pontos altos, duas corr., dois meio pontos altos e nas 10 correntinhas, 10 meio pontos altos. Veja que o leque de pontos pipoca fica sobre esta carreira.

9- Faça uma nova carreira com a mesma cor que usou para fazer as carreiras de pontos baixos e prenda a alça do leques de pontos pipoca que estavam soltas:

Daí por diante é acrescentar quantas carreiras quiser, lembrando de fazer os aumentos nos cantos.

Um comentário sobre “PAP Motivo Vitral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s