Bolo de Paçoca

ingredientes do pão-de-ló
• 5 ovos
• 5 colheres (sopa) de açúcar
• 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 colher (sopa) de fermento
• margarina para untar a forma
modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C e unte a assadeira. Usei uma redonda de 26 cm de diâmetro com papel manteiga no fundo. Separe os ingredientes e deixe à mão. No bowl da batedeira, bata os ovos até que dobrem de volume, mais ou menos cinco minutos — eles vão se transformar em um lindo creme esbranquiçado. Junte as colheradas de açúcar, uma a uma, e continue batendo por mais cinco minutos. Deixe a batedeira trabalhar sozinha e aproveite para peneirar o restante dos ingredientes: a farinha, o chocolate e o fermento. Nesta receita, não usei o chocolate em pó. Fiz um bolo branco e troquei o chocolate em pó por uma dose generosa da minha essência de baunilha. Desligue a batedeira, retire o bowl e acrescente os ingredientes secos aos poucos, mexendo com um fouet (ou uma colher), de baixo para cima, com delicadeza. A massa fica superleve, linda e cheirosa. Despeje na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desligue o forno e deixe a assadeira lá dentro. Enquanto a massa esfria, faça o creme de paçoca.
ingredientes do creme
• 2 latas de leite condensado
• 1 lata de creme de leite (só será usada no fim)
• 1 lata de leite (a mesma lata do leite condensado)
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• 5 paçoquinhas esmigalhadas (+ 3 ou 4 para enfeitar)
• 50g de manteiga
• 2 gemas
modo de preparo
Dissolva o amido de milho no leite, junte todos os outros ingredientes (exceto o creme de leite) e leve ao fogo médio, misturando sempre. Quando começar a engrossar — vai engrossar, pode acreditar — cozinhe por mais cinco minutos ou até ver o fundo da panela. Reserve e deixe esfriar. O creme de leite só entra mesmo na hora em que você for montar o bolo.
montagem
Desenforme o bolo, corte duas fatias na horizontal com a ajuda de uma faca de pão. Coloque uma das fatias de volta na assadeira e regue com uma calda feita com leite e açúcar. Geralmente uso meia xícara de leite em cada fatia, para ele ficar bem molhadinho, mas você pode usar outra mistura, como guaraná ou um licor de sua preferência. Agora, coloque aquela lata de creme de leite no creme e misture para ficar bem homogêneo. Recheie o bolo com metade do creme. Cubra com a outra fatia de massa, regue com o restante do leite, cubra com filme plástico e leve à geladeira até a hora de desenformar. Geralmente faço de um dia para o outro, pois na geladeira o bolo fica firme para cobrir no outro dia, assim não corre o risco de “despencar”. E não resseca, não, porque você vai regar bem com a calda. Mas também já fiz às pressas, para cobrir e servir na mesma hora, dispensando o tempo de geladeira. Sem problema, deu certo. Voltando: desenforme o bolo no prato de servir, cubra com o restante do creme e alise com uma faca. Esmigalhe mais algumas paçoquitas e coloque sobre o bolo.
algumas dicas

Também fica bacana colocar uns fios de chocolate. Comprei uma barra de 180g, quebrei metade em um refratário e levei ao micro-ondas por 30 segundos. Quando derreteu, coloquei aleatoriamente sobre a paçoca, com uma colher mesmo. Aí, é só usar a imaginação. Dá para quebrar pé-de-moleque no recheio para ficar crocante. E também fica legal fazer algumas bandeirolas com papel colorido, colar num barbante e prender com palito de churrasco sobre o bolo.
receita de Tania Schier

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s